Álbum Índia Portuguesa 1951-1961
Ana Janeiro

Laboratório das Artes, Guimarães
24 de Setembro a 13 de Novembro, 2010

Cartaz da exposição

Press release

Ana Janeiro usa a fotografia como ferramenta operativa para desenvolver a sua pesquisa artística. A auto-representação, como forma de explorar questões de identidade, encontra-se no centro da sua reflexão.

Na exposição que agora inaugura, Ana Janeiro, expande a sua pesquisa e aborda a questão de identidade partindo não só da auto-representação, mas também, e principalmente, da história de vida dos seus avós e reflecte sobre o que dela ficou e lhe foi transmitido. Assim, o ponto de partida para a construção da exposição é um antigo álbum de fotografias do período em que os seus avós viveram na Índia (entre 1951-1961), bem como a correspondência trocada entre a sua avó e a mãe desta. Sem nunca se afastar das premissas que têm estado no cerne do seu trabalho, Ana Janeiro fala-nos de si na terceira pessoa.

Ana Janeiro (Lisboa, 1978) estudou fotografia na AR.CO, em 1997/98. Tem o Bacharelato em Pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, (2002) e o Master of Arts em Fotografia do Kent Institute of Art and Design, Rochester, Kent, (2003). Expõe regularmente desde 2005. Lecciona no Atelier de Lisboa – Escola de Fotografia e Centros de Artes Visuais.

Vistas da exposição